Várias pessoas esta semana me solicitaram para que as ajudasse a montar uma coreografia. "Por onde devo começar?" "Que tipo de musica devo escolher?" "Quantos ásanas (posições corporais) devem ser inseridos?" "Em que ordem os devo colocar?" "Para quê devo ter uma coreografia?", etc... Depois de visualizarem esta arte inigualável, e de admirarem certos demonstradores que desafiam a gravidade, costumam dizer: "Isto é maravilhoso, mas eu nunca irei conseguir fazer assim!"...
Para começar não devemos desistir antes de tentar! Então mudar de paradigma e afirmar: "Eu quero ser assim!"
Primeiro assumir que ninguém nasce ensinado, são precisas horas de trabalho, durante bastantes meses e anos! Depois essa evolução vai depender principalmente do próprio, e não do instrutor, que será o maestro dessa sinfonia. Depois praticar muito! Ashtánga Sádhana, Nyasa, Pújá, são algumas ferramentas que vão empurrar mais essa evolução para a frente. Ver muitas coreografias, ao vivo, ou no YouTube (procure em Método DeRose, ou em SwáSthya Yôga) ajuda a ter a ideia, e a inspiração para criar. Procurar frequentar as actividades culturais das Unidades do Método DeRose, e grupos de treino de ásana. E assim que tiver entendido a mensagem, mãos à obra! Escolha uma musica sem vocal, com a duração entre 3 a 5 minutos. Deve ser uma música que expresse as características do nosso método, e que entre no ouvido do espectador. Yôga é força, poder e energia! A principal função da coreografia é cativar! Musicas com percussão, que toque no anáhata, que arrebatam, que não deixem indiferente quem as escuta... Leia o livro Coreografias da Profª Anahí Flores. Participe de cursos ministrados por Professores especialistas nessa área.
E depois faça a sua arte nascer do seu corpo, expressando com bháva essa filosofia, cultura e tradição milenares. Assumir que primeiro vão surgir esboços, que com a prática, a vivência, o investimento pessoal, se transformarão em "poesias feitas com o corpo"!
E para mais ajuda nessa trilha, escreve-me e eu tentarei orientar...
2 comentários:
Hum! Soube mesmo bem ler este texto sobre coreografia! Obrigada pelas dicas e pela força!
Parabéns pelo blog :D
SwáSthya!
Olá Sónia, obrigado por escreveres isto... a tua descrição do tipo de música foi bastante útil e tu sabes muito bem porquê ;)
Bem, já estou motivado! :) Agora só falta a música e a coreografia, quão dificil poderá ser? :)
***
PS: não precisas de me dar na cabeça(ou no corpo) eu sei que vai ser preciso trabalhar muito.
Enviar um comentário