
A vida é cheia de passagens, de pessoas que vêem e pessoas que vão, de coisas que fazemos e de coisas que deixamos de fazer, de altos e de baixos. Todas essas mudanças são necessárias e importantes para a renovação, transformação, e até renascer... Por vezes fomos nós que mudamos e a distância aumentou, pois os nossos amigos não acompanharam essa mudança.
Muitas vezes sentimos que esses amigos nos fazem falta, e temos saudades, mas há que agir com desprendimento e aceitar essas mudanças como parte da vida. Assim cabe-me um grande agradecimento a todos quantos passaram na minha vida, mas que por diferentes rumos, destinos, objectivos, agora estão longe da vista, mas nunca do coração. Mas também aquele sentimento de gratidão profunda, aos que apesar dessas tempestades e furacões, continuam perto, atentos e participantes, enviando emails e sms, deixando comentários no blogue :)...
Enfim... A nossa capacidade para amar é inesgotável, e quando alguém nos toca no coração, grava uma tatuagem permanente! Preservar a amizade é urgente!
Fica então aquele sútra do Mestre DeRose, "Sê perseverante como o mar, que há milénios tenta subir pelas areias", para que sejamos assim também no cultivo das nossas amizades.
Mas aqueles amigos que ficam, são os que fazem parte de nós! São o ar que respiramos, a roupa que nos cobre e o alento que nos alimenta! São a família que escolhemos. Tal como diz DeRose: "Há pessoas, tantas pessoas, que, ao longo da nossa vida, passam, como passam as paisagens pela janela de um trem. Nada mais são, nada mais querem ser, senão paisagem. Bonita, às vezes; passageira sempre...
Mas há outras pessoas que viajam connosco no mesmo comboio, que permanecem ao nosso lado por toda a jornada, compartilhando tudo: as alegrias e também os momentos difíceis."
Escolha então agora enviar uma mensagem, um telefonema, um email, um carinho, a alguém que já não contacta há muito, ou então, a alguém que por estar tão perto, nos esquecemos de o fazer. Dar atenção é dar vida, e quem dá desinteressadamente, acaba também por receber (ler mais sobre a lei do Karma, e sobre Pújá no livro "Tratado de Yôga" do Mestre DeRose). Bom ano, mas principalmente bom dia, de cada semana, de cada mês e de cada ano!
2 comentários:
Belo texto Sonia! Lembrei-me de uma frase tocante, embora desconheça o autor: Amigos são gotas de chocolate nos biscoitos da vida. Beijo grande.
Julio.
Beijo para ti.
Como aquele que me deste, com carinho, na noite no meu aniversário e não me esqueci :)
Obrigada!
Shuacs
Enviar um comentário