Pesquisar neste blogue

29 de abril de 2010

O Presente sem Passado nem Futuro - Fernando Pessoa


Vivo sempre no presente. O futuro, não o conheço. O passado, já o não tenho. Pesa-me um como a possibilidade de tudo, o outro como a realidade de nada. Não tenho esperanças nem saudades. Conhecendo o que tem sido a minha vida até hoje - tantas vezes e em tanto o contrário do que eu a desejara -, que posso presumir da minha vida de amanhã senão que será o que não presumo, o que não quero, o que me acontece de fora, até através da minha vontade? Nem tenho nada no meu passado que relembre com o desejo inútil de o repetir. Nunca fui senão um vestígio e um simulacro de mim.
O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto.

Fernando Pessoa, in 'Livro do Desassossego'

1 comentário:

La lectora disse...

Quero muito ler esse livro, mas em português (aqui só consigo em espanhol). Fica na minha lista de pendentes para a próxima viagem :)
Sabe que nestes dias li um livro de Tabucchi, um escritor italiano super amante de Lisboa, que conta (em ficção, é claro) os últimos dias de Pessoa e como ele foi se despedindo de cada uma das suas partes, já que ele era uma pessoa plural, por dize-lo de alguma maneira...
Chama-se "Los últimos días de Fernando Pessoa". se ainda não liste, fica a recomendação.
Beijo e bom domingo!